quinta-feira, 26 de abril de 2012

O sentido do cesto

Hoje, a minha aluna Mariana Gonçalves mandou-me uma ligação para um video que mostra um cesto extraordinário.
Veja também o video e depois gostava que lesse o meu comentário.


Será que houve intenção de lançar? Há um índice que me parece indicar que sim. O jogador, mal lança, vira o olhar na direcção do cesto bem rapidamente. Mas para ter a certeza, só perguntando ao jogador. E mesmo assim, podia talvez acontecer de o jogador, em consciência, não saber responder.
É que nisto do desporto (e não só) e do movimento, aquilo que o guia é da ordem de um contínuo que vai do totalmente consciente ao totalmente reflexo. E no meio há toda a gama de transição possível.
Para finalizar o comentário dando corpo ao título que escolhi, eu diria que, assim como os homens possuem vários sentidos (visão, audição, etc) também vão construindo outros mais complexos. Incluo neles, por exemplo, o "sentido do jogo" e dentro dele, o "sentido do cesto".
Não terá sido este "sentido" a funcionar no lançamento do jogador estoniano?
E obrigado Mariana, por causa da tua sugestão ter inspirado esta minha mensagem.

Um comentário: