segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

sábado, 28 de janeiro de 2012

Menino precoce - treino precoce?

Eis um menino precoce, sem dúvida. Extraordinário o que faz para um menino de 5 anos. Mas convenhamos que não quer dizer que quando for grande venha a ser uma estrela do basquetebol. Pelo que diz o pai, ninguém o tem forçado a nada, é tudo natural. 
A propósito deste video poderia debater-se a questão já antiga, do que é o treino precoce...


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Disciplina

Uma frase que define "disciplina". Qualidade importante no basquetebol e em todo o lado:

“Disciplina é a palavra mais mal definida do nosso vocabulário. Disciplina é fazer o que é preciso fazer, quando é preciso, da melhor maneira possível, e sempre.”

 Bob Knight

Treinador Universitário

Indiana College

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

"A concepção do exercício"

Quem quiser saber de algumas formas de conceber os exercícios, que se foram apresentando na história do treino, pode ler um artigo que escrevi para o planetabasket seguindo este link.

domingo, 22 de janeiro de 2012

A formação em 10 pontos: segundo Javier Imbroda

O treinador Javier Imbroda sintetiza em 10 pontos o que acha importante na formação em basquetebol. Vejamos o video respectivo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entrevistas interessantíssimas

Como já sabem, neste blog tentamos também dar a conhecer sites interessantes sobre basquetebol.
Desta vez, encontrei uma verdadeira preciosidade que quero partilhar com os meus leitores. No site Academy of achievement, podem encontrar várias entrevistas de basquetebolistas e não só. Entrevistas extensas, de grande qualidade e muito bem ilustadas e documentadas. Estive a ler recentemente a entrevista de Kareem Abdul-Jabbar, extremamente interessante.
Aquela para que vos faço a ligação aqui é a entrevista nesse site do sempre incontornável John Wooden. http://www.achievement.org/autodoc/page/woo0int-1

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

sábado, 14 de janeiro de 2012

Frase

Pepe Laso, referindo-se aos treinadores:
"Há que treinar tanto tempo, no mínimo, como o fazem os jogadores. Nem um segundo a menos. Não se pode estar com a cabeça fora do treino".

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Os três passos do ensino, segundo Etore Messina

Num dos videos do clinic de Ourense, disponível na Youtube, ouvi o treinador Ettore Messina falar dos três passos essenciais do ensino:
1.º-Fazer em camara lenta, por passos. Deu o exemplo do ensino do lançamento. Posição inicial, armar o lançamento, lançar;
2.º-Repetir até conseguir fazer sem pensar;
3.º-colocar stress na execução: menos tempo para executar; exigir maior percentagem...
Diz ele também que não se deve queimar etapas, principalmente nos jovens, senão está tudo estragado. Segundo ele também, nos jovens de 19 anos já não se corrige o lançamento...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Quem é mais rápido?

Quem é mais rápido com as mãos. Um base da NBA ou um lendário baterista rock?
O Sports Science dá a resposta no video seguinte.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Humor

Scott Williams, que andou em North Carolina a par de Michael Jordan: Depois de um jogo em que MJ marcou 54 pontos ele apareceu na conferência de imprensa e disse "Hoje os jogadores formados em North Carolina estiveram imparáveis... Juntos marcámos 55 pontos!"

Retirado do blog:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os boletins de Carlos Bio

Só conheço Carlos Bio através de vários textos publicados, já faz algum tempo, em alguns sites do basquetebol. Sempre os apreciei muito, até pelo alvo, que são as crianças do minibásquete, mundo que me é muito caro. Além disso tenho gostado muito dos boletins que ele editou e que foram divulgados pelo site do Planetabasket, até ao número 5, salvo erro. É com certeza uma pessoa muito interessante, com largo conhecimento acumulado sobre o basquetebol e com espírito de partilha, facto de salientar neste nosso mundo.
Foi com ainda mais interesse que vi, recentemente, em outros sites, espanhóis e até um, italiano, mais boletins divulgados. Penso que já chegou à dezena. Daqui agradeço ao Carlos Bio e coloco links onde pode aceder aos boletins:
Link para um site espanhol, com uma página onde pode aceder a mais boletins.
Falar sobre os conteúdos ficará para outras mensagens futuras.
P.S.Este texto estava escrito em rascunho, desde o dia 18 de Dezembro. Hoje tenho a surpresa agradável de ver que ele também já cá veio a este meu cantinho. Daqui lhe endereço uma dedicatória especial, com esta mensagem. E espero continuar a ler os seus boletins e os seus contributos para o nosso basquete.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nova periodicidade do blog

Como os meus caros leitores sabem, ao longo dos últimos três meses, praticamente todos os dias coloquei uma mensagem nova neste blog. Como também devem saber mantenho também um outro blog, - O 120 anos de basquetebol, - onde a periodicidade tem sido a mesma. Como o trabalho é bastante, tenho tido dificuldades em manter este ritmo de publicação, pelo que, a partir de hoje vou começar com uma periodicidade dia sim, dia não.
Os interessados nestas temáticas podem também ler os artigos semanais que escrevo para o site do Planetabasket e que saem todas as Quintas-feiras.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Professor Jorge Adelino

Sobre o professor Jorge Adelino, e principalmente para quem não eventualmente não o conhecer, deixo duas coisas significativas:
-a imagem do seu livro "As coisas simples do basquetebol". A ler e reler;
-as suas palavras e as palavras que a ANTB a seu respeito produziu a respeito do seu livro, que se encontram na contracapa desse livro e que reproduzimos em baixo.



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Direcção Técnica Nacional da Federação Francesa de Basquetebol

Para quem dominar o idioma francês, um site onde pode aproveitar imensos recursos sobre o ensino e o treino do basquetebol é o da Federação Francesa de Basquetebol. E dentro do site, especialmente o espaço da DTBN, direcção técnica, onde existem muitos documentos, videos de conferências, etc. Aproveitem.

domingo, 1 de janeiro de 2012

A criatividade e o erro

Nesta mensagem trazemos um comentário do professor Jorge Adelino a uma frase muito significativa do psicólogo José Miguez:
"Ninguém pode ser criativo se não lhe for permitido errar."