Mostrando postagens com marcador O que ensinar? Quando ensinar?. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador O que ensinar? Quando ensinar?. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de março de 2012

Por onde começar?

San Payo Araújo, director técnico do comité de Minibásquete da federação portuguesa de basquetebol já foi apresentado anteriormente nestas nossas mensagens. Uma das suas grandes qualidades é ser um pedagogo com uma grande inventividade e mestria. No seu artigo desta semana para o Planetabasket, apresentou-nos uma ideia sobre o interesse de começar o ensino das técnicas pela lado não dominante, como forma de ganhar tempo. Por exemplo, iniciar o ensino do lançamento na passada pelo lado esquerdo num indivíduo destro. Ele aplicou essa "receita" a jovens adultos sem experiência anterior na modalidade, mas os seus argumentos podem na minha opinião ser válidos para muitos outros praticantes de vários níveis. A ler aqui esse artigo chamado "Não desperdicemos tempo"

San Payo Araújo

domingo, 23 de outubro de 2011

Como saber o que ensinar e quando?

Aqui há dias formulei esta pergunta e disse que responderia mais tarde. Na minha opinião, todo o treinador deve conhecer teoricamente as características dos jogadores em função do seu nível desenvolvimento e ter também uma perspectiva do processo ensino-aprendizagem o que inclui uma trama daquilo que se deve ensinar progressivamente.
Só que há uma capacidade maior que o treinador deve ter: é a de ser capaz de observar e situar os saberes e as capacidades actuais dos jogadores, assim como apontar para o seu potencial imediato. Só isso pode responder directamente à pergunta: o que ensinar nesse momento? Saber também o que é a prioridade do ensino nesse momento, eis uma questão fulcral.
Um exemplo: perante uma equipa iniciante, cujas dificuldades se situam na conservação e no fazer progredir a bola no sentido do cesto, a prioridade é, na minha opinião, trabalhar as condições para que os jogadores, individual e colectivamente, sejam capazes de conservar e progredir a bola. Trabalhar os quandos do passe e drible para o jogador com bola, e a ocupação do espaço (o dar espaço e linhas de passe, desfazendo a aglomeração) por parte do companheiro sem bola, são as maiores prioridades do ensino nesse momento. Nessa altura, trabalhar a defesa ou mesmo trabalhar o acto de finalização não serão prioridades, sendo que no caso da defesa seria mesmo contraproducente.