quinta-feira, 24 de maio de 2012

Conhecimentos necessários para bem ensinar basquetebol

Para bem ensinar são necessários vários tipos de conhecimentos e competências, e a sua devida integração. A título de listagem vou colocar aqui alguns desses tipos de conhecimento e gostaria que os leitores fossem completando. Esta mensagem surgiu-me pela evidência que me parece ser a ideia de que para ensinar é preciso conhecer relativamente bem: o quê?; a quem? em que contexto? como? para que fim?
-Conhecimento do conteúdo ensinado. No caso do basquetebol este tipo de conhecimento envolve saber sobre a táctica e estratégia, a técnica, as regras de jogo, os regulamentos, os formatos competitivos, as exigências físicas da modalidade, etc;
-Conhecimento contextual sobre o jogo, que reputo de importante: conhecimento da história da modalidade; situação sócio-cultural da modalidade no seio do campo desportivo;
-Conhecimento sobre os aprendentes: biologia; psicologia; sociologia.
-Conhecimento pedagógico: pedagogia, didáctica.
-conhecimento pedagógico do conteúdo: envolve conhecimentos sobre como ensinar concretamente a alguém um conteúdo determinado. funde o conhecimento do conteúdo com o conhecimento sobre os aprendentes e o conhecimento pedagógico.
-Conhecimento filosófico: valores; fins e objectivos do desporto.
... para o leitor completar.

E evidentemente, não basta o saber! é preciso querer e poder!
P.S. O professor Amândio Graça, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, desenvolveu a sua tese de doutoramento em torno da questão do "O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino do basquetebol". Tese extremamente bem escrita e interessantíssima que recomendamos ao leitor deste nosso blog Pode encontrá-la e descarregar essa tese aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário