quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O passe no jogo e no treino (1)

O passe é um dos fundamentos mais mal trabalhados do jogo. Esta é uma das constatações que pode fazer um treinador atento.
Porque é que isso acontece?
Talvez haja duas razões principais:
-por um lado, há quem pense que o passe é qualquer coisa de natural, que os jogadores fazem ou não, sem ser ensinável. É evidente que só se retira essa conclusão da prática, pois na teoria, nenhum treinador de bom senso a assumiria explicitamente;
-por outro lado, o ensino do passe é feito, como se este fundamento fosse algo que só dissesse respeito a dois parceiros da mesma equipa, ou pudesse ser bem ensinado apenas tendo em conta o seu "como". Ora o passe é algo que só pode ser devidamente realizado quando os dois companheiros que o realizam têm em conta, pelo menos, os (dois) adersários que os marcam. E não é isto que vemos, na maior parte das vezes, no ensino ou treino do passe.
O pequeno video que vos apresentamos em baixo tem a virtude de apresentar alguns tipos de técnicas de passe, - passe de peito, cima da cabeça, picado lateral, com prévio uso de fintas -, em função da oposição defensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário