Relativamente às primeiras fases da aprendizagem do basquetebol, vamo-nos reportar a um artigo que o professor Eliseu Beja escreveu em 1984 para a Revista Horizonte de Educação Física e Desporto. Nesse artigo, chamado "Transposição da defesa. Um caminho a percorrer. Uma proposta metodológica para a iniciação do basquetebol", estabeleceu de modo muito acertado, quanto a nós, quais os problemas, objectivos e princípios a conseguir atingir nas primeiras três fases pelas quais os jogadores passam. O quadro global de partida em que a aprendizagem se faz, segundo este autor, é a do jogo global com defesa homem a homem todo o campo.
Relativamente a uma primeira fase, a do "Jogo anárquico" como é geralmente chamado, o problema reside na atracção pela bola por parte de todos os jogadores, provocando grandes aglomerações. Tal situação nem proporciona condições de boa percepção, decisão e acção ao possuidor da bola, nem de possível recepção aos que a não possuem. Eliseu Beja aconselha a que o treinador aproveite os momentos de aglomeração nas situações de jogo, para que os jogadores tomem consciência de que a aglomeração é prejudicial. A indicação óbvia é a das vantagens do afastamento da bola para poder receber ou para permitir ao possuidor da bola driblar ou passar.
Um segundo procedimento é o de tornar consciente também o objectivo do jogo: a concretização. E como tal só é possível aproximando-se do cesto, torna-se evidente um objectivo intermédio: a progressão.
Como os meios para a progressão ao dispor dos jogadores são o passe ou o drible, o treinador deve fazer aprender quando é que se deve utilizar um ou outro, não em função de uma hierarquia abstracta mas sim em função da adequação à situação.
Eliseu Beja, aponta ainda mais dois princípios de jogo importantes para resolver os problemas desta fase de aprendizagem: "Quem recebe a bola, de imediato deve virar-se na direcção do cesto contrário." Este princípio permite criar boas condições de percepção e análise das situações de jogo. Por outro lado, aponta também como princípio que "Quem passa deve correr para o cesto com o objectivo de receber mais à frente". Ao dizer que há a possibilidade de receber mais à frente o jogador fica com maior predisposição a passar a bola.
Chegados aqui e conseguindo que estes comportamentos anteriormente mencionados sejam assumidos pelos jogadores, Eliseu Beja pensa que podemos passar a uma nova fase do jogo a que chama "O equilíbrio ofensivo". Fica para uma próxima mensagem que esta já vai longa.
eu ñ sei o que é isso
ResponderExcluirotimo obrigada
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