segunda-feira, 12 de março de 2012

"Aprender basquetebol com Hermínio Barreto"

Ontem revi um video chamado "Aprender basquetebol com Hermínio Barreto", já com cerca de três décadas de existência. Nele temos oportunidade de ver as ideias e as acções de um grande mestre.
Salvo erro foi o psicólogo Kurt Lewin que escreveu um dia que "não há nada mais prático que uma boa teoria". Ora Hermínio em acção encarna da melhor forma uma teoria do ensino que outro psicólogo, o soviético Lev Vigotsky elaborou nos anos vinte: a teoria do desenvolvimento potencial. Dizia esse psicólogo - a quem chamaram um dia "o Mozart da psicologia", - que não há apenas um nível de desenvolvimento das crianças que se deva considerar e medir, por exemplo com o auxílio dos tradicionais testes. Segundo ele dever-se-ia considerar também o nível de desenvolvimento potencial que consiste no que a criança consegue fazer com o auxílio de alguém. Ainda segundo Vigotsky, as funções psicológicas superiores, aparecem primeiro ao nível interpsicológico, na relação das crianças e dos adultos, e só depois são interiorizadas e se tornam fenómenos intrapsicológicos, ropriedade das crianças. Desenvolver processos de ensino e de ajuda às crianças, criar uma espécie de andaimes humanos - os professores - que auxiliam as aprendizagens, eis alguns dos desenvolvimentos mais frutiferos dessa teoria que foi produto, provavelmente, da análise de práticas docentes.
Nesse video, ao dirigir crianças com vários níveis de jogo, Hermínio ilustrava na perfeição essa teoria: ao mostrar e justificar a vantagem de se receber com duas mãos em vez de uma; ao demostrar como se deveria fazer ao receber a bola para poder fazer uma boa leitura de jogo; ao levar pela mão um jogador que deveria fazer um aclaramento ao drible de um colega na sua direcção; ao manipular a rotação para a linha final de um jogador que tinha acabado de fazer um ressalto defensivo. Gestos, palavras, manipulações subtís, tudo isso faz parte do reportório pedagógico desse grande mestre chamado Hermínio Barreto.
Poder-se-ia fazer um blog sobre o ensino do basquetebol com materiais retirados apenas da experiência de Hermínio Barreto. Hoje esta mensagem foi apenas uma pequena ilustração disso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário