sábado, 24 de março de 2012

Espaço corporal/ Espaço próximo

Uma capacidade que distingue quem tem um maior nível de jogo dos principiantes é a sua área de manipulação da bola. Aquilo que foi chamado de "Espaço próximo". Os jogadores principiantes restringem a sua área de manipulação ao espaço à frente do seu peito, usando as duas mãos. Por isso, quando querem passar e têm adversário bem perto, têm grandes dificuldades em realizarem o passe com eficácia.
Já os jogadores mais evoluídos têm um área de manipulação da bola, muito ampla: cima, baixo, lado direito e esquerdo, e mesmo atrás do corpo. Usam além disso o trabalho de pés, rodando e interpondo pernas, o que protege e aumenta o ângulo dos passes. Esse trabalho, acrescido às fintas, ao olhar dissociado da direcção do passe, torna as transmissões de bola muito mais eficazes e difíceis de defender. Conseguem também realizar passes bem mais longos.
No que respeita à aprendizagem, estes dados anteriormente mencionados dão-nos os seguintes ensinamentos:
-Não se deve usar e abusar do tradicional exercício de passe de peito, face a face.



Esse tipo de exercícios só encerram os principiantes num curto circuito corporal que lhe é natural mas é necessário desconstruir.
-Há que fazer explorar aos jogadores vários tipos de passe, de diferentes pontos de partida em relação ao corpo. Trabalhar o passe em situação de oposição e fazer perceber ao jogador a presença do adversário e como se pode ultrapassá-la.




Nenhum comentário:

Postar um comentário