O fenómeno da aglomeração junto à bola acontece muito no início da aprendizagem do jogo. Todos os jogadores querem ter a bola e a atracção exercida por esta faz com que todos se aproximem dela. É um fenómeno natural marcado pela afectividade e emocionalidade ainda pouco controlada das crianças ou daqueles que ainda não dominam minimamente o jogo. E se os atacantes sem bola se aproximam do seu colega com bola o mesmo se passa com os defesas.
É preciso, a pouco e pouco, demonstrar a necessidade dos jogadores sem bola se afastarem dela para "darem" espaço ao seu colega com bola de modo a que ele possa perceber bem o jogo, decidir o que fazer e executar (seja o drible, o passe ou o lançamento) sem ter toda a gente à sua volta a estorvá-lo.
Por outro lado, o facto de os atacantes sem bola "darem" espaço ao seu colega com bola, proporciona-lhes melhores condições de desmarcação e recepção da bola. Esse é um bom argumento para convencer os jogadores jovens a darem espaço pois sabem que é "dando" que podem mais facilmente "receber".
Ao ensinar os jogadores a ocupar e a usar melhor o espaço ofensivo, costumo fazer demonstrações práticas:
-(Figura 1) mostro a desvantagem da aglomeração dando o exemplo do que acontece quando 5 jogadores se colocam a 1 ou 2 metros entre si: basta um jogador a defendê-los, pois está muito perto de qualquer dessas linhas de passe, algumas das quais estão até fechadas nessa situação. (Esta situação dá também, evidentemente, para demonstrar a confusão que se cria para o atacante com bola);
-(Figura 2) mostro pelo contrário que para defender 5 jogadores que se encontrem afastados entre si, pelo menos 3 a 4 metros, são precisos os cinco defensores.
É o princípio/regra do espaço, no ataque, a funcionar. A seguir a esse, se se junta o princípio/regra da mobilidade, o jogo em termos de possibilidade de circulação da bola começa a funcionar realmente.
1. Um só defesa basta para defender 5 atacantes por estes estarem muito próximos |
2. Agora, dado que os atacantes alargaram o espaço de jogo ofensivo, são necessários os cinco defesas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário