Lanço-te algumas questões interligadas:
-na tua opinião, como é que se sabe o que se deve ensinar e quando, no processo de ensino-aprendizagem do basquetebol?
-por onde é que se deve começar, isto é, quais são as primeiras coisas a ensinar quando se ensina basquetebol?
Em próximo post eu darei a minha opinião tendo em conta as vossas.
Olá Henrique
ResponderExcluirPermite-me uma questão: como e feita a preparação física de um jogador de basquete? Igual ou diferente de outras modalidades?
Ser de estatura baixa impede ser bom jogador?
Abraço Eugenio
Eugénio, em primeiro lugar um grande abraço e um obrigado: és o meu primeiro comentador. Começo pelo fim. No basquete há lugar para todas as alturas. Ser baixo é uma limitação mas pode ser compensada através de três (ou quatro) grandes qualidades, na minha opinião: inteligência, agilidade e velocidade (e criatividade). Daí que, no reino da NBA tenha havido jogadores baixíssimos como o Tirone Bogues com 1,59m. E não foi o único. Como tinha as quatro coisas lá conseguiu entrar e manter-se na liga maior do basquetebol. E fazia coisas que os grandes não conseguiam.
ResponderExcluirQuanto à preparação física esta é um aspecto da preparação de um jogador a aliar à preparação técnica, táctica, psicológica e teórica. A preparação física geral, principalmente nos escalões mais baixos, assemelha-se à de outros desportos. O que é preciso a esse nível é que o jogador desenvolva as qualidades gerais de agilidade, coordenação, velocidade, resistência, força e flexibilidade. Mas consoante a idade, o desporto e o nível de preparação, a preparação vai tendo cada vez mais especificidades. O tipo de esforço feito no basquete é diferente dos outros desportos daí que a prep. física necessária seja também diferente. Mas nas crianças o mais importante seria que a preparação, e não só a física, fosse o mais diversificada possível, praticando vários tipos de desportos para dar ao indivíduo uma base de experiência alargada, sobre a qual ele depois pudesse optar. Desculpa a resposta um pouco dilatada e mais uma vez obrigado pelo comentário e pergunta.