Com o título desta mensagem, saiu em 1969 em França e nos anos 80 em Portugal, um dos livros mais importantes no que concerne à análise daquilo que é mais estruturante nos jogos desportivos colectivos: o acto táctico. O seu autor, Friedrich Mahlo, treinador e professor da antiga Alemanha Democrática, escreveu-o na década de sessenta em ano que não consegui discriminar.
É uma análise profunda do conteúdo que pretendeu tratar, esmiuçando as componentes do acto táctico e desembocando em recomendações sobre a formação deste aspecto dos jogos. Formula princípios, fases e conteúdos da formação táctica e termina com a sugestão de um programa de jogos para a infância correspondente aos alunos do 1.º ciclo.
Ainda hoje este é uma livro a não perder na formação de qualquer treinador. Se há muito que entretanto se desenvolveu nesta área do conhecimento, muito se deve às ideias expressas por Mahlo.
Terminamos esta mensagem com uma das definições de acto táctico dadas por este autor alemão de leste: "consiste em resolver praticamente, e no respeito de todas as regras em vigor, um grande número de problemas postos pelas diversas situações de jogo; esta resolução deve ser simultaneamente rápida e deliberada, visando o maior êxito possível da actividade global. O acto táctico implica o desenvolvimento das qualidades físicas, a formação do "savoir-faire" e a aquisição de conhecimentos que deveriam ser utilizados de maneira reflectida e sensata, para se poderem resolver os problemas que se levantam." (pag 17)
Se alguém me souber dizer do que é feito deste autor e de outras obras por ele escritas eu agradeceria muito. É que, para além do livro que aqui falo e de uma colaboração em outro livro de autor colectivo sobre Basquetebol, editado pela Estampa, não sei de mais nada que entretanto ele tenha feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário