sábado, 5 de novembro de 2011

Todos diferentes, todos iguais.

Num comentário a uma mensagem do meu outro blog, o meu aluno Luís sugeriu-me a visão de um video da youtube, comentando:
"aqui está um grande rapaz e uma grande equipa... Humanidade no seu melhor!"
Concordo plenamente. E por isso, dedicando ao Luís esta mensagem, coloco aqui o tal video. Para quem não percebe inglês dizemos que se trata de um rapaz que sofre de autismo e que é maravilhosamente acarinhado por todos na sua equipa, e também pelo público (inclusivé adversários, apostaria eu...). Num jogo que é aqui mostrado cometeu uma proeza que bem poucos jogadores da NBA conseguiriam... Vejam com os vossos próprios olhos.


2 comentários:

  1. Já tinha visto uma versão mais longa deste video e de facto é impossível não nos 'tocar fundo'.
    O desporto é sem dúvida um meio de integração por excelência quebrando as barreiras sociais, raciais e, como vemos, também as de condição humana.
    No Bolacesto tivemos oportunidade este verão de trabalhar com um grupo de jovens autistas e pô-los a praticar basquetebol em conjunto com alguns dos nossos atletas e foi uma experiência inesquecível para todos.
    Podemos verificar que existem vários níveis e tipos de autismo mas que em qualquer deles a prática desportiva coletiva trás grandes benifícios como seria de esperar.

    ResponderExcluir
  2. Decididamente tocante e fez-me recordar jovens que treinei no Atlético onde o mini era como não podia deixar de ser para todos. Posso dizer que foi com esses jovens com quem mais aprendi a ensinar, nomeadamente fundamentos. Como costumo dizer tudo o que há na vida cabe no que é difícil, e se tivermos respostas e soluções para as dificuldades tudo se torna mais fácil.

    PS O exercício que elaborei e denominei, a cóbrinha elástica, tanto do meu gosto, que até já o apresentei num Clinics do Fiba Get Together nasceu fruto desses jovens.

    San Payo

    ResponderExcluir