quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Reflexão sobre o conceito "equipa"

O basquetebol é um jogo de equipa, mas todos os jogadores e treinadores sabem, na prática, que uma equipa não é um ponto de partida mas "pontos" de chegada. Existe um grupo inicial que está junto para treinar e jogar. Mas ser uma equipa é uma construção de nível muito superior ao grupo. Na capacidade de transformar um grupo numa equipa está muito do segredo dos treinadores. Sem essa competência de carácter relacional e humano que beneficia muito, evidentemente, da competência técnica, o treinador fica muito diminuido. O mesmo se passa em todas as profissões onde o trabalho de equipa é fundamental.

Um comentário:

  1. A propósito da reflexão sobre algo tão importante para o nosso desporto e para tantas outras áreas da vida, deixo-te uma definição que já tem pó mas nunca terá teias de aranha :)
    Abraço.

    "Quem me apoia sem eu pedir?
    Quem vai lá estar se eu falhar?
    Quem num só consegue reunir,
    Companheiro, amigo, até irmão se calhar?
    Quem luta comigo até ao fim?
    Quem merece que não pense só em mim?

    É quem partilha comigo este jogo complexo,
    Ao lado de quem me bato de forma destemida,
    Quem não sendo igual a mim é o meu reflexo,
    Neste jogo onde se aprende também a vida.
    Isto é único e a todos se aplica,
    É a magia que me une à minha Equipa."

    ResponderExcluir