terça-feira, 1 de novembro de 2011

A leitura de jogo no ataque

A leitura do jogo, no ataque, compõe-se da leitura da defesa adversária e da leitura do ataque próprio, tendo por base o conhecimento da estrutura estratégica da sua equipa.
O jogador precisa sempre de ter uma visão alargada do que está a acontecer: onde estão os defensores, como estão defendendo, onde estão os seus pontos fortes e fracos (estes últimos já deverão ser são trazidos do estudo prévio ao jogo mas terão de ser confirmados ou não no próprio jogo).
Por outro lado, embora sabendo previamente como a sua equipa quer jogar no ataque, o jogador precisa de verificar o que realmente está a acontecer com os seus colegas: as suas posições, as posturas, e se estão a ser dominantes ou dominados, etc.
Só quando são feitas em paralelo as duas leituras é que se pode dizer que a leitura de jogo está a ser realizada devidamente.
Na leitura da defesa é só olhar na perspectiva inversa.
Sobre esta temática, remeto-vos para um excelente escrito do treinador Mário Barros, no site do Planetabasket, onde além de uma análise teórica ele propõe exercícios de melhoria desse importante aspecto do jogo. E não se esqueçam de abrir o artigo completo em pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário