sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Princípio do equilíbrio entre ressalto e recuperação defensiva

Falando de um jogo em que 5 jogadores atacam e 5 defendem, num "basquetebol total" (nem sempre foi assim na história do jogo), há momentos de transição entre as duas situações que são decisivos. Passar rapidamente do ataque para a defesa e vice-versa, reagir rapidamente e antecipar mesmo essa reacção, são características dos bons jogadores e das boas equipas.
Quando um jogador lança, segundo o princípio da selecção do lançamento que já analisámos noutro post, ele deve assegurar-se que há alguém da sua equipa colocado para o ressalto. A equipa no ataque deve assegurar sempre o equilíbrio defensivo. Este equilíbrio significa que no caso de perder a bola existe a possibilidade de estar preparado para defender antes mesmo de perder a posse da bola. E isso consegue-se, tanto pelas posições dos jogadores como pela sua atitude física e mental.
Voltando ao princípio do equilíbrio entre ressalto e recuperação defensiva, o que ele significa é que uma equipa deve estar organizada para que, sempre que há um lançamento, dois jogadores, pelo menos, vão ao ressalto ofensivo e outros dois recuperem defensivamente para obstar a um possível contra-ataque do adversário. É evidente que tudo depende de algumas variáveis: é diferente se o lançamento resulta de um ataque por sistema fechado, em que as próprias posições e funções de cada jogador estão previamente definidas, ou se resulta de um ataque "livre" por conceitos em que a atribuição de responsabilidades e o momento e local do lançamento é mais indefinido.
O lançador joga um papel fulcral neste princípio. Por um lado é ele que decide o momento de lançar, considerando devidamente o posicionamento dos colegas ou não. Por outro lado, se ele quando lança o deve fazer com a completa convicção de que vai encestar, não é de todo lógico que assuma que vai falhar indo de imediato ao ressalto. Aqui, neste caso, acontece no entanto um facto indesmentível. Após o lançamento, o lançador é o melhor colocado para sentir se a bola vai entrar ou não, e, eventualmente, quais são os desvios não pretendidos que deu à bola. Nessa situação ele é também o jogador melhor informado sobre o possível local de ressalto da bola e aí, logicamente ele deve disputá-lo.

Passemos a uma análise comparativa de imagens de dois jogos sem no entanto afirmarmos que tem validade científica. apenas uma experiência de comparação entre dois níveis de jogo diferentes.
No primeiro video que seleccionei nota-se, se se reparar bem, num nítido desequilíbrio neste princípio que tratamos aqui. É que na maior parte dos lançamentos há só um ou mesmo nenhum atacante a assegurar o ressalto defensivo. Todos os outros optaram (ou estavam colocados) por recuperar defensivamente.
Já no seguinte video onde se confrontam duas das melhores equipas da NBA, - os Celtics e os Lakers - em grande parte das situações há um efectivo equilibrio entre a ida ao ressalto e a recuperação, sendo que geralmente há dois homens no ressalto ofensivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário